Pão de calabresa e queijo

image_pdfimage_print

Ingredientes:

  • 700 a 800g de farinha de trigo
  • 1 tablete de fermento biológico fresco
  • 1 colher de chá de sal
  • 500ml de água em temperatura ambiente ou levemente morna
  • 300g de linguiça calabresa cortada em fatias fininhas
  • 300g de queijo mussarela em fatias
  • Azeite de oliva para untar forma
  • Farinha de trigo para untar forma

 

Modo de preparo:

  1. Coloque a água em um recipiente fundo, acrescente o sal e misture bem com uma colher até dissolver.
  2. Adicione o tablete de fermento, esfarelando-o com as mãos (ou com um garfo) para dissolvê-lo completamente.
  3. Acrescente a farinha de trigo aos poucos e vá trabalhando a massa até que a mesma solte das mãos (se for necessário acrescente mais farinha, mas só o suficiente até soltar das mãos). Em uma superfície lisa (em um lugar em que a massa não grude) trabalhe com a massa mais um pouco amassando-a bem com movimentos de baixo para cima. Deixe a massa descansar por 30 minutos. Após este tempo a massa deve ficar lisinha e elástica.
  4. Divida a massa em duas porções e mais um pedacinho reservado para a finalização. Pegue cada uma das duas porções de massa e modele para obter duas bolas. Envolva as duas bolas em um plástico e deixe descansar por 15 minutos. Elas vão ficar mais macias e aumentar um pouco de tamanho.
  5. Enfarinhe uma superfície lisa. Comece a abrir cada massa (bola) com as pontas dos dedos. Continue a abrir com a ajuda de um rolo. Os movimentos têm que ser rápidos para a massa não grudar no rolo. Cada massa têm que ficar em formato de círculo (disco) e fina.
  6. Divida a quantidade de calabresa e de queijo. Em cada disco, espalhe metade das fatias de calabresa e, por cima, espalhe metade das fatias de queijo mussarela.
  7. Comece a enrolar a massa, sempre apertando bem a massa e o recheio. Faça isso por toda a extensão da massa e, ao mesmo tempo, coloque as pontas por dentro para evitar que o recheio vaze. Enrole até o final e coloque a emenda para baixo. Repita o mesmo processo com a outra bola de massa.
  8. Faça uma trança com os dois rolos de massa. Comece colocando um por cima do outro pelo meio e, dai em diante, trabalhe em cada lado, a partir do meio, alternando um pedaço em cima do outro para formar a trança e até terminar um lado. Faça o mesmo do outro lado.
  9. Unte uma forma para pão com azeite e polvilhe com farinha de trigo. Junte as duas pontas da “trança” e coloque toda a massa na forma de modo que a mesma fique toda preenchida. Se a massa arrebentar, pegue o pedacinho reservado, abra-o com o rolo e conserte os pedaços onde a massa abriu, fazendo uma espécie de remendo.
  10. Cubra a massa e a forma com um plástico. Deixe descansar por 40 minutos a 1 hora. O pão vai quase dobrar de tamanho.
  11. Envolva as laterais da forma com papel alumínio, fechando a lateral e o topo próximo ao pão. Leve para assar em forno preaquecido a 220ºC por cerca de 1 hora e 20 minutos.
  12. Depois de pronto, desenforme. O pão fica com aspecto rustico e uma cor bonita, como se tivesse sido assado em forno antigo tipo de fazenda.
  13. Corte em fatias e aqueça na hora de servir pois fica mais gostoso. 
image_pdfimage_print
5.00 avg. rating (88% score) - 1 vote

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

quinze − quatro =