Polenta

image_pdfimage_print

Ingredientes:

  • 4 xícaras de água em temperatura ambiente
  • 1 colher de chá de sal
  • 2 folhas de louro tamanho médio ou 1 grande
  • 2 xícaras de água gelada
  • 2 xícaras de farinha de milho
  • 3 colheres de sopa de manteiga
  • Manteiga para untar refratário ou forma de bolo
  • Queijo parmesão ralado
  • Molho de tomate (ou molho para macarrão)

 

Modo de preparo:

  1. Coloque as 4 xícaras de água em uma panela, adicione o sal, as folhas de louro, mexa e deixe ferver em fogo médio.
  2. Enquanto a água ferve, coloque as 2 xícaras de água gelada em uma tigela, acrescente a farinha de milho e mexa bem para que não forme bolotas.
  3. Depois que a outa água ferver, coloque gradualmente na panela a mistura com a farinha de milho e mexa ao mesmo tempo. Deixe ferver, mas continue mexendo sempre para não embolotar e até que comece a engrossar. Se for necessário, diminua mais o fogo. Até que a polenta engrosse bastante, pode levar mais ou menos 20 a 30 minutos. Obs.: retire as folhas de louro antes da polenta engrossar muito.
  4. Quando a polenta estiver engrossada (a polenta estará no ponto quando, ao mexer, começar a soltar um pouco dos lados da panela), adicione as 3 colheres de sopa de manteiga e mexa bastante para dissolver e incorporar.
  5. Unte um refratário (ou forma de bolo) com manteiga, coloque a polenta nele e deixe esfriar por 10 a 15 minutos. Enquanto esfria, a polenta endurecerá e ficará do formato do refratário. Depois, vire o refratário (ou a forma) em um prato raso. Se não quiser virar a polenta do refratário em um prato, coloque um filme plastico ou pedaço de plástico diretamente em cima da superfície da polenta para evitar que se forme uma crosta ao esfriar.
  6. Corte a polenta em fatias, coloque-as em um prato, adicione por cima molho de tomate e queijo parmesão ralado antes de servir.

Polenta-2

Obs1.: se sobrar polenta, pode levá-la à geladeira e esquentar no dia seguinte. Assim é melhor para cortar.

Obs2.: A polenta é um prato muito versátil e pode ser servido de diversas maneiras. Por exemplo: 1- um refratário, coloque fatias de polenta, molho de tomate, queijo mussarela e deixe gratinar; 2- corte a polenta em pedaços em formato estreito e retangular, frite-os e sirva com queijo ralado por cima e molho para acompanhar.

 

image_pdfimage_print
4.00 avg. rating (78% score) - 1 vote

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

1 × 2 =