Doce de Leite com leite condensado de lata

image_pdfimage_print

Ingredientes:

  • 1 lata de leite condensado
  • Água suficiente para usar na panela

 

Modo de preparo:

  1. Lave a lata de leite condensado e retire o rótulo de papel, se tiver, e com uma faquinha, raspe a cola pois ela pode entupir a válvula da panela.
  2. Coloque a lata fechada em pé dentro da panela de pressão e cubra com água passando dois a três dedos acima da lata. Tampe a panela, leve ao fogo alto até começar a chiar, ou seja, pegar pressão. Abaixe o fogo e deixe cozinhar pelo tempo necessário para obter a consistência que desejar: cozinhe por 30 a 35 minutos para um doce cremoso, mais ralo (bom para recheios, cobrir sorvete, crepes, etc); 40 a 45 minutos para um doce pastoso, mais firme; 50 a 60 minutos se quiser o doce mais durinho, em ponto de corte.
  3. Depois do tempo de cozimento, desligue o fogo, leve a panela para a pia da cozinha e, sem abrir, coloque a panela embaixo da torneira e deixe a água fria cair sobre ela até ouvir um barulho tipo um chiado que significa que a pressão foi liberada, então pode abrir a tampa da panela.
  4. Retire a lata com muito cuidado e deixe esfriar por cerca de 4 horas para só depois abrir. (ATENÇÃO: NUNCA ABRA A LATA ENQUANTO AINDA ESTIVER QUENTE. É PERIGOSO E VOCÊ PODE SE QUEIMAR.) Se quiser esfriar mais rápido, coloque a lata quente embaixo da torneira deixando a água fria cair sobre ela ou coloque-a em uma vasilha com água gelada e bastante gelo (se o gelo derreter todo e a água amornar, repita este processo colocando mais água gelada e gelo) até ter certeza que a lata esfriou. Quando você pegar na lata e ela estiver completamente fria, pode abrir. 

Obs1.: Cozinhe várias latas ao mesmo tempo, assim você economiza tempo e gás.

Obs2.: Se tiver várias latas com o doce pronto, pode guardar as que não for usar no armário da cozinha ou na despensa para usar depois, pois vão durar muito tempo sem deteriorar. Neste caso, é bom colocar uma etiqueta adesiva com a data em que foram feitos.

Obs3.: O doce de leite também pode ser feito em uma panela comum, ou seja, sem pressão, mas o tempo de cozimento vai durar em torno de 2:00 a 2:30 horas.

Obs4.: Se você optar pelo doce mais durinho, em ponto de corte, no momento de abrir a lata, abra as duas extremidades da mesma e empurre o doce para sair inteiro. Assim você pode cortar o doce em fatias.

 

image_pdfimage_print
0.00 avg. rating (0% score) - 0 votes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

onze + 10 =