Tortilla espanhola de batatas

image_pdfimage_print

Ingredientes:

  • 5 batatas medias, lavadas e descascadas
  • 1 cebola
  • 5 ovos
  • Azeite de oliva (pode usar óleo vegetal, mas o azeite dá mais sabor) para fritar
  • Sal a gosto

 

Modo de preparo:

  1. Pique a cebola bem fininha.
  2. Corte cada batata no sentido do comprimento e depois corte mais uma vez cada metade também no sentido do comprimento, tendo um total de 4 pedaços para cada batata. Pegue cada pedaço e corte no sentido oposto ao comprimento, em fatias bem finas de mais ou menos 0,5 cm. Salpique um pouquinho de sal nas batatas e misture-as para espalhar o sal entre os pedaços.
  3. Coloque o azeite de oliva (ou óleo) para aquecer em uma frigideira antiaderente (tipo Teflon). Adicione as batatas com a cebola. Reduza o fogo e tampe. Mexa de vez em quando.
  4. Retire as batatas e a cebola quando estiverem macias. Não é para fritar.
  5. Bata os ovos e adicione a mistura de batatas com cebola. Salpique mais um pouco de sal.
  6. Em outra frigideira antiaderente, adicione um pouco de azeite de oliva (ou óleo) e deixe aquecer um pouco. Quando estiver quente, adicione toda a mistura. O fogo deve ser médio a baixo. Mova a frigideira devagar para não grudar ou queimar.
  7. Depois de uns 5 minutos, com uma espátula, mova um pouco os lados da tortilla para ver se já está soltando da frigideira e assim virar para aprontar o outro lado. Para virar, coloque um prato ligeiramente maior que a frigideira virado em cima da mesma, segure os dois firmemente e vire a frigideira sobre o prato.
  8. Em seguida despeje tudo de volta para a frigideira, deixando escorregar a tortilla do prato para a frigideira para assim poder fritar o outro lado.
  9. Arrume bem para que a tortilla fique bem redondinha e deixe fritar por mais ou menos o mesmo tempo que fritou o outro lado. Quando notar que já está pronta, retire da frigideira da mesma forma, ou seja, usando um prato para virar.

 

Rendimento: 6 porções.

 

Obs1.: No momento de preparar as batatas junto com a cebola, há outra maneira de fazer: 1- Coloque 2 colheres de sopa de azeite de oliva em uma frigideira, adicione a cebola picada e cozinhe lentamente, mexendo ocasionalmente, até que esteja macia e ligeiramente dourada. Isto pode levar de 15 a 20 minutos; 2- Após fatiar as batatas, coloque-as em uma tigela e adicione azeite de oliva, apenas o suficiente para que todos os pedaços fiquem revestidos. Salpique um pouco de sal, misture mais um pouco para que todos os pedaços fiquem encorporados com a mistura. Depois espalhe todos os pedaços, em uma única camada, em uma assadeira e asse-os em forno médio (180 a 200° C) por 25 a 30 minutos, ou até que dourem. Qualquer método funciona bem. 3- Depois de aprontar a cebola e as batatas, separadamente, misture as mesmas no ovo batido, adicione mais um pouquinho de sal e misture tudo; 4- O resto é como descrito acima.

 

Obs2.: Outras formas de variar o sabor: Opção 1- Adicione um pimentão verde ou vermelho (picado) junto com as batatas e a cebola e depois frite tudo junto. Opção 2- Adicione pedaços ou fatias de chouriço espanhol (ou calabresa, ou presunto, ou bacon frito) à mistura de batatas e cebola já fritas quando for misturar com os ovos batidos. Para esta última opção, atenção para não usar muito sal na mistura.

 

Obs3.: Se quiser aumentar a quantidade de tortilha, siga a seguinte proporção: quantidade de ovos = quantidade de batatas médias. Se quiser que as batatas fiquem completamente cobertas, adicione mais ovos. A quantidade de cebola e sal, fica ao gosto de cada um.

 

image_pdfimage_print
0.00 avg. rating (0% score) - 0 votes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

4 × 4 =