Camarão frito apimentado

image_pdfimage_print

Ingredientes:

  • 1/2 Kg de camarão (fresco ou descongelado, limpo e descascado, mas mantendo a ponta da “calda”)
  • 1 maço de coentro (1 a 2 xícaras) picado, incluindo os talos
  • 10 a 12 dentes de alho picados
  • 1 a 2 pimentas (pode ser pimenta de cheiro ou outra que prefira) picadas
  • 1/2 xícara de cebolinha verde picada
  • 1 colher de chá de pimenta calabresa
  • 1 xícara de farinha de trigo
  • 1 ovo
  • 1 copo de água gelada
  • 2 a 3 colheres de sopa de óleo ou azeite de oliva para refogar
  • Óleo para fritar
  • Sal a gosto

 

Modo de preparo:

  1. Estando o camarão já limpo e descascado, tempere-os com um pouquinho de sal (não muito porque antes de finalizar a receita será adicionado mais um pouco de sal). Reserve.
  2. Coloque as 2 ou 3 colheres de sopa de óleo (ou azeite de oliva) para aquecer um pouco em uma frigideira antiaderente. Adicione a pimenta (pimenta de cheiro ou outra que prefira) e refogue por 1 minuto.
  3. Em seguida, adicione o alho e a pimenta calabresa e refogue por mais 1 minuto. Depois, adicione a cebolinha verde. Certifique-se de manter os ingredientes em movimento, mexendo sempre. Reduza o fogo o necessário para evitar que alho queime.
  4. Quando o alho estiver dourado, acrescente o coentro e continue a mexer os ingredientes, sempre em fogo baixo, até reduzir ao máximo a umidade na mistura, mas sem deixar o alho queimar. Quando reduzir bem a umidade, retire a frigideira do fogo e reserve.
  5. Em uma panela, aqueça o óleo (o suficiente para fritar o camarão).
  6. Enquanto o óleo aquece, em uma tigela, bata o ovo, adicione a água gelada e misture tudo à medida que adiciona aos poucos a farinha de trigo. Misture bem. Teste se o óleo está no ponto para fritura salpicando um pouco da massa no mesmo. Se, ao fazer isso, a massa “chiar” no óleo e depois flutuar, então o óleo está no ponto.
  7. Segurando o camarão pela ponta da calda, mergulhe um de cada vez na massa, sacuda um pouco para pingar o excesso e vá colocando espaçadamente no óleo para fritar. Frite-os por 3 a 4 minutos, virando uma vez. Não coloque muitos camarões de uma só vez para fritar, porque eles podem grudar um no outro. Quando os camarões estiverem dourados, retire-os do óleo e escorra em papel toalha. (Obs.: O “1º lote” de camarões deve ser colocado direto na frigideira reservada com a mistura refogada de pimenta. O “lotes” subsequentes, devem ser colocados no papel toalha.)
  8. Depois que terminar de fritar todos os camarões, adicione-os à mistura de pimenta reservada, juntamente com o “1º lote” dos camarões, e volte a frigideira ao fogo, mas fogo baixo. Polvilhe o sal a gosto e misture os camarões delicadamente à mistura de pimenta. Retire do fogo e sirva imediatamente.
  9. Sirva acompanhado de arroz branco.

 

Rendimento: 3 a 4 porções.

 

image_pdfimage_print
5.00 avg. rating (86% score) - 1 vote

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dezesseis + 14 =