Mini bolos Lava

Ingredientes:

  • 1/2 xícara de chocolate picado (amargo ou meio amargo)
  • 1/3 xícara de manteiga
  • 1/2 xícara de açúcar
  • 3 colheres de sopa de farinha de trigo
  • 2 ovos
  • Manteiga para untar
  • Chocolate em pó para polvilhar

 

Modo de preparo:

  1. Preaqueça o forno a uma temperatura de 200°C.
  2. Unte com bastante manteiga o interior de quatro tigelinhas (próprias para usar no forno) ou forminhas que tenham, cada uma, tamanhos para comportar um volume equivalente a ½ xícara. Depois polvilhe com chocolate em pó, batendo para fora o excesso.
  3. Derreta o chocolate junto com a manteiga da maneira que você preferir (ou usando uma tigela em cima de uma panela com água fervente, ou usando o micro-ondas). Se usar o micro-ondas, aqueça os ingrediente por mais ou menos 45 segundos e lembre-se de mexer bastante até ficar uma mistura cremosa.
  4. Junte o açúcar, a farinha de trigo e misture bem. Em seguida, adicione os ovos e bata até que tudo esteja incorporado .
  5. Divida a massa uniformemente entre as tigelinhas ou forminhas (encha até ¾ da capacidade) e depois coloque-as separadas umas das outras em uma assadeira retangular ou quadrada para facilitar a colocação e a retirada do forno.
  6. Leve ao forno e asse por 14 minutos, até que os topos fiquem firmes e as bordas definidas. Vire os mini bolos imediatamente (ou pelo menos dentro de cinco minutos) em pratinhos de sobremesa individuais.
  7. Sirva com chocolate em pó e/ou açúcar de confeiteiro polvilhado por cima. Se quiser, decore com cerejas de conserva.

 

Rendimento: 4 unidades.

 

Obs.: Certifique-se de assar os mini-bolos imediatamente antes do tempo que pretende servi-los pois eles ficam melhores enquanto ainda estão quentinhos.