Bolinhos de batata e queijo

image_pdfimage_print

Ingredientes:

  • 3/4 xícara de sobras de purê de batatas. Se não tiver sobras, faça um purê simples com os seguintes ingredientes: 2 batatas médias (lavadas e cortadas em pedaços grandes), 1 colher de sopa de manteiga, 1/4 de xícara (ou um pouco mais) de leite e sal a gosto.
  • 3/4 xícara de farinha de trigo (e mais uma quantidade extra para enfarinhar a superficie lisa)
  • 1/2 xícara de queijo (mussarela, tipo lanche, cheddar ou uma mistura dos mesmos), ralado no ralo grasso (e mais uma quantidade extra para espalhar por cima de cada bolinho)
  • 1/2 colher de chá de bicarbonato de sódio
  • 1/2 colher de chá de sal
  • 1 colher de sopa de fermento em pó
  • 1 colher de sopa de açúcar
  • 3 colheres de sopa de manteiga gelada, cortada em pedaços para facilitar quando misturar
  • 1 ovo (não precisa estar na temperatura ambiente), batido
  • 1/3 xícara de leite gelado (e mais uma quantidade extra para pincelar o topo dos bolinhos)
  • Manteiga e farinha de trigo para usar na assadeira

 

Modo de preparo:

  1. Se não tiver sobras de purê de batatas, faça um purê simples seguindo as instruções a seguir. Coloque os pedaços de batatas em uma panela, cubra com água e coloque sal a gosto. Leve para ferver até que as batatas fiquem macias. Escorra a água, transfira as batatas para um refratário, adicione a manteiga, o leite e o sal. Enquanto as batatas ainda estão quentes, amasse as batatas com um machucador de batata até que fique uma mistura mais homogênea. Deixe esfriar totalmente.
  2. Prepare uma assadeira untada com manteiga e farinha de trigo, ou use um pedaço de papel manteiga ou vegetal (próprio para culinária) sobre a assadeira.
  3. Preaqueça o forno a uma temperatura média de 180°C.
  4. Em uma tigela grande, adicione a farinha de trigo, o sal, o fermento em pó, o bicarbonato de sódio e o açúcar. Misture tudo com uma colher.
  5. Adicione a manteiga gelada em pedaços. Misture tudo com as mãos tentado espedaçar os pedaços de manteiga gelada.
  6. Adicione a quantidade de purê de batata solicitada nesta receita e misture tudo com um garfo ou as mãos para ir soltando os pedaços do purê, até um ponto em que ainda fique uma mistura granulada.
  7. Adicione o queijo ralado e misture tudo com uma colher para distribuir o queijo igualmente.
  8. Faça um buraco no centro da mistura e adicione o ovo batido e o leite gelado. Misture tudo com uma colher movendo a mistura nas extremidades para o centro. O segredo desta receita é trabalhar com a massa o mínimo possível para não alterar muito a temperatura dos ingredientes gelados.
  9. Vire a mistura em uma superfície lisa e enfarinhada. Espalhe a mistura na superficie precionando para os lados com as mãos e a ajuda de mais um pouco de farinha por cima (pois a massa fica grudenta).
  10. Agora comece a cortar os bolinhos com um cortador redondo de biscoitos ou usando um copo.
  11. Espalhe os bolinhos na assadeira previamente preparada. Pincele o topo dos bolinhos com leite e espalhe um pouco do resto do queijo ralado em cima de cada bolinho.
  12. Leve ao forno para assar por 15 a 20 minutos, ou até que fiquem dourados.
  13. Sirva imediatamente.

 

Rendimento: 8 a 10 bolinhos.

 

Obs1.: A espessura que a massa deve ter ao ser espalhada na superficie é de 1cm ou mais. Lembre que esta quantidade de massa é para 8 a 10 bolinhos e que, após cortar os bolinhos, você junta o resto novamente para cortar mais e assim por diante até terminar a massa. Então tente calcular de acordo com o tamanho dos bolinhos.

 

Obs2.: Sugestão para servir: corte o bolinho ao meio, passe manteiga em cada lado e faça um sanduiche colocando ovo frito e uma fatia de presunto como recheio. Eles são óimos no café da manhã. Podem também ser servidos para acompanhar uma sopa.

 

Obs3.: Use o restante do purê de batatas que sobrar como quiser. Na verdade esta receita é própria para fazer com sobras de purê de batatas.

 

image_pdfimage_print
5.00 avg. rating (86% score) - 1 vote

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

seis + dezenove =