Biomassa de banana verde
A biomassa de banana é uma receita maravilhosa e versátil. Pode ser usada em diversas receitas, além de ajudar na saúde.
Ingredientes:
- 8 bananas verde
- Água para cobrir as bananas
- Água filtrada para bater as bananas
Modo de preparo:
- Retire as bananas do cacho com cuidado, preservando os talos. Lave-as bem.
- Coloque as bananas na panela de pressão com água o suficiente para cobrí-las completamente. Tampe a panela e, quando ela atingir a pressão (começar a chiar), abaixe o fogo e deixe por 8 minutos.
- Desligue o fogo e espere a pressão sair naturalmente.
- Com cuidado, abra a panela, retire as bananas ainda bem quente e descasque-as para retirar a polpa.
- Coloque a polpa em um liquidificador potente ou em um processador e bata com o mínimo de água possível, apenas o suficiente para bater com facilidade e virar uma pasta bem cremosa.
- Guarde na geladeira por até 7 dias ou separe em porções pequenas individuais (cubos para sucos e 1/2 a 1 xícara para pratos culinários) e congele por até 3 meses.
Rendimento:
- Mais ou menos 4 a 5 xícaras de biomassa
Notas, dicas e truques:
- A quantidade de bananas na panela de pressão vai variar com o tamanho/capacidade da panela de pressão de cada um. A quantidade de água também vai variar com o limite máximo para a altura do liquido de cada panela.
- Para descongelar basta deixar a biomassa em temperatura ambiente ou aquecê-la em banho-maria.
- A recomendação para consumo é de duas colheres de sopa de biomassa de banana verde por dia.
- A biomassa substitui boa parte das receitas que utilizam óleo, maionese, creme de leite ou qualquer outro espessante e não altera ou interfere no sabor do prato. A biomassa de banana verde pode ser usada para: substituir leite em shakes, sucos e vitaminas; substituir o creme de leite no estrogonofe; engrossar caldos e sopas; adicionar ao omelete; fazer molhos; fazer uma “maionese” batendo com azeite; fazer um salpicão com essa “maionese”; fazer bolos, tortas, pães, etc.
- A biomassa de banana é uma massa feita da polpa da banana verde cozida e é chamada de biomassa por ser um ingrediente funcional, com características que melhoram as funções biológicas. Ela é rica em amido resistente que é uma espécie de fibra com potente ação prebiótica que estimula seletivamente o crescimento de bactérias benéficas no intestino, melhora o trânsito intestinal, diminui o risco de câncer no intestino, melhora a imunidade, previne o diabetes tipo 2, auxilia no controle do colesterol e triglicerídeos, aumenta a saciedade, ajuda na perda de peso e evita o acúmulo de gordura abdominal.