Como dessalgar o bacalhau

image_pdfimage_print

Para dessalgar o bacalhau, é preciso deixá-lo de molho na água e fazer a troca da água de vez em quando. Quanto mais seco o bacalhau, mais você ganha em volume na hidratação.

Se o bacalhau tiver pele, retire a mesma puxando aos poucos para fora do bacalhau, enquanto ele ainda estiver seco e salgado. Se o bacalhau for em postas ou pedaços grossos e grandes, faça cortes nas áreas com espinhas para retirar as mesmas.

Agora, comece lavando o bacalhau na água corrente para retirar todo o excesso de sal que está por fora. Depois, siga um dos métodos abaixo:

  1. Se o bacalhau for em lascas, coloque-o em uma tigela coberto com água, cubra, deixe na geladeira por mais ou menos 6 horas e troque a água a cada 1 ½ a 2 horas.

  2. Se o bacalhau for em postas ou pedaços grossos e grandes, coloque-o em uma tigela coberto com água, cubra, deixe na geladeira por mais ou menos 24 horas e troque a água a cada 3 horas (ou troque 2 vezes por dia em um período de 48 horas, 2 dias).

Obs1.: O tempo para dessalgar pode variar muito, podendo ser maior ou menor que o tempo sugerido, portanto é sempre bom, depois de algumas trocas de água, provar a água para ver se ainda está salgada. Se não estiver salgada, não há necessidade de trocar a água novamente, caso contário, continue trocando até que a água não esteja salgada.

Obs2.: Lembre-se: uma vez que o bacalhau ficou gelado, toda a troca deve ser feita com água gelada ou natural com cubos de gelo.

 

image_pdfimage_print

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dezenove + sete =