Dicas para bolos

image_pdfimage_print

Temperatura: A temperatura média do forno para assar bolos simples é em torno de 180° C.

Tempo para assar: Um bolo simples leva de 30 a 50 minutos para assar. Para forma de buraco no meio, o tempo fica menor, de 20 a 30 minutos.

Como saber se o bolo assou: Para saber se o bolo está assado, espete um palito no meio (centro da massa), não em áreas próximas à forma (estas áreas assam mais rápido). Se o palito sair limpo e seco, o bolo está bem assado.

Para evitar que o bolo grude: Unte e enfarinhe a forma. Antes de desenformar, deixe o bolo amornar sobre uma grade do fogão. Não desenforme enquanto ainda estiver quente.

Para evitar que o bolo quebre ao desenformar: Embrulhe o bolo ainda quente em um pano até que esfrie. Depois disso, ao desenformar, o bolo deve soltar da forma mais facilmente..

Para evitar que o bolo não cresça: Não abra o forno antes de, pelo menos, 15 minutos de cozimento. Não use fermento que não esteja bom. Para saber se o fermento está bom, despeje um pouco em um copo com água. Se borbulhar, significa que está bom e pode usar.

Para evitar que o bolo murche após esfriar: Tire o bolo do forno, cubra com um pano seco e longo e deixe amornar sobre uma grade do fogão. Não deixe o vento bater no bolo durante o tempo em que ainda está quente. Ele pode sofrer um choque térmico.

Para evitar que a massa do bolo rache: Bata a massa apenas até que fique homogênea, não mais do que isso.

Para evitar que se forme uma crosta sobre o bolo: Assim que perceber que o bolo está dourado, faça o teste do palito para saber se já assou por dentro. Se já estiver assado, retire do forno. Se não estiver assado, coloque uma assadeira com água na prateleira superior do forno para que assim o bolo termine de assar por dentro, sem queimar a superfície. Se assar demais, a crosta será formada.

Para evitar que a superfície do bolo fique com bolhas: Preaqueça o forno à temperatura que a receita pede e assim que colocar a massa na forma, leve ao forno. A temperatura do forno não pode estar muito baixa e a massa não pode demorar muito para ir ao forno depois que é colocada na forma.

Para evitar que o bolo fique duro: Coloque os ovos aos poucos e vá misturando entre uma adição e outra. Não adicione os ovos rapidamente.

Para evitar que a base do bolo fique úmida: Desenforme ainda morno sobre um prato ou bandeja e deixe esfriar coberto com um pano. Neste caso, o bolo deve ser esfriado fora da forma.

 

 

image_pdfimage_print

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

17 − doze =